gallery/ícone facebook
gallery/ícone youtube
gallery/logopequena

NEPT

Núcleo...

de Estudos e Práticas...

Transdisciplinares...

Joanna de Ângelis

 

Inicialmente, a ideia de um núcleo é exatamente a que se expressa pela sua palavra: o centro, a essência, o eixo, a origem. Com a intenção de que tal Núcleo perpasse o fluir dos anos, dando vida e existência cada vez mais autônomas a cada trabalho e projeto, é fundamental que tenhamos uma base firme que expresse nossos paradigmas e valores. Assim, NEPT se refere a este centro de onde dimana e dimanará diversas extensões de trabalho, dando-lhes sentido, direção, origem, base, fundamento. Eis porque a nossa logo traz a simbologia da árvore: um mesmo tronco de onde incontáveis galhos buscarão tocar os céus, oferecendo folhas frescas, flores belas e frutos doces e suculentos a todos os buscadores de boa vontade que cruzarem nosso caminho.

 

Tateado humildemente tal noção de integralidade, adotamos o nome "Transdisciplinar" e dedicamo-nos em pensar, estudar e praticar com inteireza e harmonia.  Assim, as idéias de "estudo" e "prática" ficam mais claras e praticamente autoexplicativas. Havendo estudos, haverá práticas pra lhes dar vida, realidade e movimento. Havendo práticas, haverá estudo para lhes dar base e ordem.

 

A Transdisciplinaridade vem expressar a liberdade de conhecer e praticar o que acreditamos. Em suma, poderíamos dizer que O Grande Mistério (Deus, ou como quer que lhe chamem) cria o Universo (quiçá os multiversos!), e tudo simplesmente existe. Coube à humanidade, nas suas tentativas juvenis de entender e contemplar, criar e separar métodos e perspectivas de estudo da realidade interior e da realidade exterior. Assim nasceram as denominadas ciências da natureza, as ciências exatas, as ciências humanas, sociais e históricas, as ciências psicológicas, as filosofias, as artes e as escolas de espiritualidade a que chamamos religiões. Em essência, no entanto, não é difícil percerbermos que todas estas áreas são uma só coisa, uma só enorme teia de teias de pequeninas realidades construindo realidades maiores, sintetizadas em leis universais que refletem a infinita sabedoria, amor e beleza divinos. Na prática, isso significa que estamos abertos a qualquer manifestação de saber, buscando sempre tecer esta complexa rede de saberes e sabores com harmonia, firmeza e cuidado, visando ao desvelamento da realidade exterior e interior e ao progresso individual e coletivo.

 

Por fim, temos Joanna de Ângelis como nossa mentora e guia. Carregamos seu nome em reconhecimento, respeito e gratidão, conscientes de que as raízes desta futura árvore frondosa bebem da seiva de suas obras no Sol do Espiritismo.

Quer fazer parte? Venha estudar conosco!

Clique aqui e confira nosso calendário!